Inspiração de Daniel, Clodoaldo se aposenta realizado: 'Só não penduro sunga porque é obsceno'

Thiago Cara, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br
Gazeta Press
Clodoaldo Silva anunciou aposentadoria nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016
Clodoaldo Silva anunciou aposentadoria nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016

A partir deste domingo, Clodoaldo Silva é um ex-atleta. Foi nesta condição, já aposentado, que o dono de 14 medalhas em Jogos Paralímpicos conversou com os jornalistas em entrevista coletiva neste domingo, no Centro Aquático do Rio de Janeiro.

Ao lado de Daniel Silva, agora maior nadador paralímpico em número de pódios da história e que só começou a nadar ao vê-lo brilhar nos Jogos de Atenas 2004, Clodoaldo esbanjou bom-humor, brincou e garantiu: não voltará atrás em sua decisão.

"Não vou pendurar minha sunga mais. Mas é só porque me disseram que é obsceno. Pediram para eu pendurar os óculos e a touca. Me convenceram que é obscenidade", brincou. "Estou velho para caramba", seguiu, garantindo que não repetirá o que fez após Londres 2012.

Há quatro anos, o nadador também havia decidido parar, mas acabou mudando de planos com o nascimento de sua fila. "Queria que minha filha me visse não em imagens, queria vê-la na arquibancada, torcendo pelo papai", explicou.

"Hoje ela tem quatro anos, já começou a nadar aos dois, me incentiva, e (a Rio 2016) era uma oportunidade única. Como foi inesquecível para mim, foi para ela também. A principal lição que queria deixar para ela, era que ela pudesse ver um cara feio como o Daniel, sem braço, e ela pudesse admira-lo como atleta", brincou novamente.

Clodoaldo, 37 anos, começou com a natação em 1996, em Natal, sua cidade natal. Em virtude de falta de oxigênio no momento do parto, o brasileiro teve paralisia cerebral, que afetou seus movimentos da perna e também sua coordenação motora.

A estreia de Clodoaldo em uma Paralimpíada aconteceu em Sydney 2000, de onde saiu com três medalhas de prata e um bronze. Em Atenas 2004, conquistou seis ouros e uma prata; e, em Pequim 2008, adicionou mais uma prata e um bronze a sua coleção.

Depois de passar sem pódios por Londres 2012, Clodoaldo competiu em três provas na Rio 2016, tendo feito final em todas. Conquistou, porém, apenas uma medalha, de prata, no revezamento misto 4x50m livre 20 pontos, da classe S5.

Na noite deste sábado, Clodoaldo competiu em sua última prova no Rio, a final dos 100m livre S5, em que acabou na oitava colocação. Após o anúncio da aposentadoria, atendeu os jornalistas e posou para diversas fotos com voluntários. Sempre com sorriso no rosto.

Comentários

Inspiração de Daniel, Clodoaldo se aposenta realizado: 'Só não penduro sunga porque é obsceno'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.