Bronze em Londres-2012, Yane Marques passa longe do pódio no Rio; australiana é ouro

Bianca Daga, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br
Getty
yane marques
Yane Marques não foi bem na disputa de pentatlo moderno nos Joos Olímpicos do Rio de Janeiro

Dona da medalha de bronze no pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, neste ano, Yane Marques ficou fora do pódio no Rio de Janeiro.

Mal na esgrima e na natação, a pernambucana de 32 anos não conseguiu recuperação suficiente no hipismo e no combinado tiro + corrida e terminou na 23ª colocação. A australiana Chloe Esposito conquistou o ouro, superando a polonesa Oktawia Nowacka na última prova e deixando a rival com o bronze. A prata ficou com Elodie Clouvel, da França.

MAU COMEÇO

Yane Marques já não começou bem sua participação no pentatlo no Rio. Na rodada de ranqueamento de esgrima, disputada da Arena da Juventude, na quinta-feira, a brasileira venceu 16 jogos e perdeu 19, terminando apenas na 21ª posição, entre 36 competidoras, com 196 pontos.

NATAÇÃO

A pernambucana sabia que precisava melhorar seu desempenho para brigar pelo pódio em casa. A primeira disputa do dia decisivo, nesta sexta-feira, foi a natação, com 200m livre no Centro Aquático de Deodoro. Yane largou na raia seis da quinta bateria e terminou em terceiro, com 2m14s30, ganhando 298 pontos.

O desempenho não foi bom. Sua melhor marca nos últimos 12 meses havia sido 2m12s16, no Campeonato Mundial do ano passado. Em Londres-2012, quando foi bronze, nadou em 2m12s39. Ela terminou a natação com o nono melhor tempo e em 14º na classificação gerla, com 494 pontos.

ESGRIMA

Na rodada bônus de esgrima, a última colocada da classificatória - disputada na véspera - enfrentaria a penúltima e assim por diante. A vencendora continuaria na disputa, somando um ponto por vitória. A cada ponto, ganhava 1s para a equitação e 1s para o combinado de corrida e tiro.

Yane Marques não foi bem de novo. A brasileira foi derrotada logo no primeiro jogo no Estádio de Deodoro, para a polonesa Anna Maliszewska. Com o resultado, sem ganhar nada na prova, caiu da 14ª para a 15ª colocação, empatada com a britânica Kate French, com os mesmos 494 pontos.

"Foi a pior esgrima da minha carreira. Eu poderia ter feito uma esgrima bem melhor, isso nos renderia um resultado bom. Mas um pódio seria muito perto do que as adversárias mostraram. Eu fiz meu melhor. Hoje não era meu dia. Mas não tenho porque ficar triste, já sou medalhista olímpica. Estou feliz e realizada", avlaiou.

Rio 2016: Isaquias Queiroz e Erlon se destacam, vencem prova e fazem final no sábado

HIPISMO

21ª a se apresentar na prova de equitação, a pernambucana montou o cavalo Harry Potter - no hipismo do pentatlo moderno, as competidoras não usam seus próprios cavalos - há um sorteio que determina os pares 20 minutos antes da competição.

Ela passou bem pela prova: derrubou dois obstásculos e perdeu 14 pontos dos 300 com que começa, terminando com 286. Foi a 17ª melhor na disputa e, com o resultado, também ficou em 17º na classificação geral, com 780 pontos.

Precisaria de uma reviravolta na última batalha da maratona do dia.

TIRO + CORRIDA

A pernambucana largou bem para a corrida de 3.200m, apesar de esse não ser seu forte. Pela frente, teria que cumprir quatro paradas para acertar o alvo posicionado a 10m de distância, com pistola a laser. Foi muito bem e acertou todas as séries, mas a essa altura, não dependia só de si mesma. Acabou ficando fora do pódio.

Yane Marques disputou os Jogos Olímpicos pela terceira vez. Em sua estreia na competição, em Pequim-2008, terminou na 18ª colocação. Quatro anos depois, foi bronze em Londres-2012, se tornando a primeira atleta latino-americana a conquistar medalha no pentatlo moderno na história da Olimpíada.

Comentários

Bronze em Londres-2012, Yane Marques passa longe do pódio no Rio; australiana é ouro

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.