Mãe de Yane Marques tenta superar trauma e criar coragem para assistir à filha no hipismo

Bianca Daga, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br
Getty
yane marques hipismo pentatlo
Yane Marques disputa medalha no pentantlo moderno nos Jogos Olímpicos do Rio

O dia de finais do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, começou com a natação. Até aí, tudo tranquilo para dona Goretti, mãe de Yane Marques, que conquistou a medalha de bronze em Londres-2012 e tenta voltar ao pódio em casa. O problema será mesmo na terceira prova do dia, a de hipismo, às 15h30.

Tudo por conta de um trauma. Em 2004, a pentatleta sofreu uma queda do cavalo durante uma competição e por pouco não lesionou o nervo ciático. Desde então, dona Goretti tem medo de acompanhar de perto o desempenho da filha na equitação e acaba dando uma 'escapada'.

"Dessa vez me preparei para assistir, mas ainda não sei. Meu coração dispara. Vou para o banheiro ou para qualquer lugar longe da pista. Choro de me acabar quando começa. Parece que o mundo está se acabando. Às vezes ninguém nem me vê saindo", contou, aflita, ao ESPN.com.br.

Em volta, os amigos tentam acalmá-la. "Vai dar tudo certo. O cavalo vai estar em um bom dia e ela vai bem; fica tranquila."

Dona Goretti se apega na fé. Vestindo a camiseta personalizada, confeccionada especialmente para os Jogos Olímpicos do Rio, a mãe companheira sentou na arquibancada com seu terço no pescoço, ao lado de cerca de 25 familiares, para assistir à filha na natação.

Yane Marques largou na bateria cinco, na raia seis, e fez o terceiro melhor tempo, com 2m14s30, que lhe rendeu a nona melhor marca entre as 36 competidoras. No entanto, bem acima de seu melhor tempo nos últimos 12 meses: 2m12s16.

Agora, faltam as provas de esgrima, hipismo e o combinado de corrida e tiro para saber quem conquista a medalha de ouro - são somadas as pontuações das cinco modalidades. Todas as competições serão no Estádio de Deodoro, e a última começa às 18h.

Comentários

Mãe de Yane Marques tenta superar trauma e criar coragem para assistir à filha no hipismo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.