Droga usada por Jon Jones serve pra 'acordar' testículos de quem se dopa

Francisco De Laurentiis, do ESPN.com.br
Ethan Miller/Getty Images
Jon Jones Coletiva UFC Doping 07/07/2016
Jon Jones foi pego no doping por uso de duas substâncias proibidas

Na última segunda-feira, a Comissão Atlética de Nevada revelou que Jon Jones, um dos maiores astros do MMA, foi pego no antidoping antes do UFC 200 pelo uso de duas substâncias que têm como principal função bloquear a produção de hormônios femininos no corpo: clomiphene e letrozole. Elas podem ser consumidas em medicamentos facilmente encontrados em farmácias, já que são usadas no combate ao câncer de mama. No entanto, a forma como agem no corpo masculino causa efeitos muito diferentes do feminino, já que mexem com o equilíbrio hormonal do organismo.

É o que explica ao ESPN.com.br o Dr. Rafael Trindade, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e um dos maiores especialistas em doping no Brasil.

Segundo o médico, o clomiphene e letrozole podem ser usados por lutadores homens para evitar os efeitos colaterais do uso de anabolizantes, como, por exemplo, a atrofia dos testículos.

"Estes medicamentos são utilizados para diminuir os efeitos colaterais do uso de esteroides anabolizantes, como a ginecomastia [hipertrofia das glândulas mamárias], atrofia testicular e a diminuição da produção natural de testosterona pelo corpo de quem fez uso de esteroides", afirma.

As duas substâncias, que foram proibidas pela Agência Antidoping dos Estados Unidos há cerca de um ano, funcionam de formas parecidas. O clomiphene inibe de fato a produção do hormônio, enquanto o letrozole impede que a testosterona acabe se transformando em estrogênio.

Em resumo, elas servem na verdade para igualar o nível da testosterona do organismo. Isso porque o corpo humano é programado para aumentar os níveis de estrogênio quando não consegue mais produzir testosterona naturalmente - o que poderia ser um indício de abuso no uso de testosterona artificial, como no caso de Jones.

Getty Images
Jon Jones resolveu apostar no body bulding
Jon Jones foi suspenso e terá que se defender

Bloqueando a produção de estrogênio, a balança muda, e o corpo volta a produzir testosterona.

"O uso externo de testosterona provoca inicialmente uma diminuição da produção normal de testosterona dentro de nosso corpo. Com o prosseguimento do uso, este excesso de testosterona converte-se em estrogênio, que é hormônio feminino. Este hiperestrogenismo é deletério aos objetivos esportivos ou estéticos daquele que se dopa", detalha. 

"Portanto, estas substâncias são utilizadas no período pós-uso de testosterona, de forma a 'acordar' os testículos que ficaram inibidos quimicamente pelo uso da testosterona. Elas servem para minimizar os efeitos deletérios do uso de testosterona, derivados do aumento do estrogênio, bem como estimular os testículos para reiniciarem a produção de testosterona natural no período pós-ciclo", completa.

De acordo com Rafael Trindade, as substâncias podem ser encontradas tranquilamente em farmácias do Brasil, custando entre R$ 40 e R$ 320 a caixa, e podem ter diversos efeitos colaterais, como dor abdominal, cefaleia, tontura, insônia, dificuldade urinária ou aumento da frequência urinária, catarata e neurite óptica, entre outros.

MMA Live Brasil: Agora no Hall da Fama, Minotauro escolhe melhores lutas e faz 'balanço' do UFC 200

Nos EUA, elas também podem ser compradas em farmácias e sites.

Jon Jones, que já havia sido impedido de lutar no UFC 200 após o exame antidoping detectar as substâncias proibidas, agora foi oficialmente suspenso de forma preventiva. Uma audiência deve ser marcada ainda neste ano para que ele se defenda.

Comentários

Droga usada por Jon Jones serve pra 'acordar' testículos de quem se dopa

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.