Espera de 18 anos não dura nem 300 dias, e Felipão deixa o Grêmio; Cristóvão é favorito

Marcus Alves, do ESPN.com.br
Lucas Uebel/Grêmio
Felipão durante treino do Grêmio nesta sexta-feira
Técnico Luiz Felipe Scolari está fora depois de ficar no Grêmio por 294 dias

Uma volta que os torcedores do Grêmio aguardavam havia 18 anos. Luiz Felipe Scolari acertou seu retorno ao clube em 29 de julho de 2014, poucos dias depois do fracasso com a seleção brasileira na Copa do Mundo em casa. O casamento, porém, não durou nem 300 dias: o treinador deixou o comando tricolor nesta terça-feira.

Ele se torna, assim, o primeiro a cair com apenas duas rodadas do Brasileirão.

Uma reunião entre o presidente Romildo Bolzan Jr. com treinador, comissão técnica e dirigentes do futebol aconteceu no CT Luiz Carvalho pela manhã. Nela, ficou decidida a saída do técnico que nos anos 1990 levou o clube a títulos nacionais e internacionais, assim como a de seus auxiliares Flavio Murtosa e Ivo Wortmann.

James Freitas, técnico do sub-20, assume interinamente a equipe principal até o fim da semana.

"Luiz Felipe, definitivamente, não é mais técnico do Grêmio. Ele pediu demissão hoje de manhã, disse que sua capacidade de avançar no elenco estavam concluídas. O Grêmio aceitou seu pedido de demissão. No segundo momento, o departamento de futebol permanece como está", disse o presidente. "Se há alguém experiente no futebol brasileiro e mundial é Luiz Felipe. Sua conclusão é de o melhor para ele e para o Grêmio era sua saída", continuou.

O nome que mais agrada Romildo Bolzan para assumir a equipe é o de Cristóvão Borges, ex-jogador do Grêmio e treinador de Vasco, Bahia e Fluminense.

"Claro que tem nomes, mas não temos nenhuma situação de contratação nem conversas até agora", garantiu o mandatário tricolor. "Não confirmo Cristóvão, Celso (Roth) e Mano (Menezes). Acabamos de ter a saída de Felipão".

"Vamos observar treinadores que estão no mercado. E ainda tem treinadores do futebol gaúcho que fizeram um bom trabalho. Se a opção for por um treinador gaúcho, teremos a certeza que ele poderá nos dar a resposta", afirmou Romildo.

Problemas no vestiário com jogadores, falta de resultados, sem dinheiro para contratar e pressão interna contribuíram para o fim precoce da passagem de Felipão pelo Grêmio, seu primeiro trabalho depois da seleção.

No período, o time tricolor não conquistou títulos: ficou em sétimo no Brasileirão e foi eliminado da Copa do Brasil após insultos racistas ao goleiro Aranha, do Santos, no ano passado; e perdeu a final do Campeonato Gaúcho para o arquirrival Inter em 2015.

Na atual edição do Brasileiro, o Grêmio empatou em casa com a Ponte Preta por 3 a 3 e perdeu para o Coritiba por 2 a 0 no Paraná no último sábado.

Veja entrevista em que Felipão dispara contra imprensa
Comentários

Espera de 18 anos não dura nem 300 dias, e Felipão deixa o Grêmio; Cristóvão é favorito

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.