Governo será o 'único responsável' caso Espanha fique fora da Copa, dispara presidente da federação

ESPN.com.br com Agência EFE
Ángel Maria Villar, presidente afastado da RFEF, em encontro da Uefa
Ángel Maria Villar, presidente afastado da RFEF, em encontro da Uefa EFE/Luis Tejido

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Ángel María Villar, afirmou durante entrevista em Madri que a "possibilidade de que a Fifa tire a seleção da Copa do Mundo é séria" e culpou por isso o governo, "que dá lições de legalidade", mas que as esquece com a única intenção de tirá-lo do cargo.

Villar está suspenso desde julho de 2017 da presidência da RFEF pelo Conselho Superior de Esportes, equivalente ao Ministério do Esporte, por acusações de má gestão de dinheiro público - ele também entregou seus cargos na Uefa e na Fifa.

Tal atitude do governo local, porém, sugere interferência estatal, algo proibido pelas regras da Fifa.

Veja por que o confronto Cristiano Ronaldo x De Gea tem tudo para ser fantástico na primeira rodada da Copa

A denúncia foi feita pelo próprio mandatário do futebol espanhol, e a seleção campeã mundial de 2010 pode ficar fora da Copa na Rússia em 2018.

O dirigente desmentiu de "forma categórica" que ele ou alguém da federação tenha pedido a intervenção da Fifa e garantiu que convocou essa entrevista coletiva em um hotel de Madri para explicar uma situação que considera "muito grave", criada por um governo que não aceita o capítulo de suas "obrigações com respeito aos órgãos internacionais".

Reconhecido por seus passes perfeitos e com 4 Copas no currículo, Xavi é uma das Estrelas dos Mundiais

"O governo terá que aceitar o que dizem os órgãos internacionais. Teria que se perguntar porque conflitos desta natureza não se dão em países de nosso entorno (Alemanha, Itália, França). A resposta é tão simples como que os poderes públicos desses estados respeitam escrupulosamente os estatutos da Fifa", disse Villar.

"O Conselho Superior de Esportes é o que faz quebrar a RFEF e o único responsável de que a Espanha possa ficar sem Mundial. Nem Ángel Villar, nem a RFEF têm qualquer responsabilidade", disparou o presidente da federação.

Comentários

Governo será o 'único responsável' caso Espanha fique fora da Copa, dispara presidente da federação

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.