Não são só golpes e dores: muay thai ajuda crianças a se concentrarem e previne dores nas costas

Bianca Daga, do espnW.com.br

Muay Thai faz bem ao coração e deixa o corpo definidio
Muay Thai faz bem ao coração e deixa o corpo definidio Getty

Não são somente dores e canela roxa. Os benefícios do muay thai já são bastante conhecidos e vão muito além de render um copo bem definido. Também conhecido como boxe tailandês, a arte marcial desenvolve concentração e agilidade, ajuda a melhorar as dores nas costas e, o principal para muitas mulheres, dá rápidos resultados em emagrecimento.


 A preparação física precisa ser forte e as atividades exigem muito trabalho cardiovascular. Antes, durante e depois da aula – com socos e chutes diversos –, os professores passam exercícios aeróbicos como pular corda, correr em volta de cones, fazer polichinelo e flexões de braço. E as mulheres costumam se dar bem no muay thai.

 “O muay thai trabalha grupos musculares de forma mais dinâmica do que uma aula de ginástica localizada. E é um esporte que atende bem o público feminino, porque as mulheres tem facilidade em aprender os movimentos. Elas entendem que a habilidade não está na força, e sim na postura correta”, explicou ao espnW.com.br Lucas Givernich, professor particular de muay thai há dez anos.

 E aí, está convencida de que o muay thai pode ser um super aliado a sua saúde?!

Luta ajuda a gastar calorias e também dá flexibilidade e coordenação
Luta ajuda a gastar calorias e também dá flexibilidade e coordenação Getty

 Veja sete benefícios da arte marcial:

Tchau, calorias!

O emagrecimento rápido é um dos principais motivos que têm atraídos as mulheres para o muay thai. Você sabia que gasta de 800 a mil calorias em uma aula com duração entre uma hora e uma hora e meia?! E vai além. Um estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, aponta que exercícios intensos como os de luta trabalham ao máximo o aproveitamento de oxigênio pelo organismo e, por isso, prolongam a queima de energia em até 14 horas depois da atividade.

Corpo definido

Esqueça a lenda de que o muay thai deixa as mulheres com corpo masculinizado. O treino não faz os músculos ficarem ‘bombados’. Ao contrário de outras lutas, como o boxe e o taekwondo, o muay thai é completo, com socos, chutes e joelhadas, e ajuda a tonificar a musculatura por igual. Cada movimento chega a ser repetido mais de 100 vezes em uma aula, o que aumenta o gasto de caloria e deixa o corpo sarado, com ganho de massa magra.

Xô, estresse!

Cansaço, acúmulo de tarefas e aquela vontade de mandar tudo para os ares. Antes de fazer isso, solte o estresse na luta! O muay thai ajuda a eliminar as tensões e ansiedades do dia a dia e recuperar o equilíbrio. Socar um saco de areia é terapêutico! Um estudo publicado pela revista científica americana Psychology Today indica que pessoas que praticam artes marciais frequentemente têm níveis mais baixos de estresse e melhoram sua autoestima.

Coração saudável

Os chutes e socos dilatam os vasos sanguíneos e fazem com que mais oxigênio e nutrientes atravessem o corpo, fortalecendo os músculos cardíacos, tão exigidos. A respiração melhora, dando mais fôlego e condicionamento.

Coordenação motora e flexibilidade

O muay thai trabalha tendões e músculos, em exercícios de muita amplitude. Logo na primeira semana de aula, quem tem pouca elasticidade sente a diferença, principalmente na região lombar e posterior da coxa e no quadril. Aos poucos, vai ficando mais fácil acertar chutes altos. Com a exigência de movimentos diversos e rápidos, a coordenação motora também melhora.

Agilidade cerebral

Não são só exercícios físicos. O cérebro também trabalha. É preciso ter foco no adversário e atenção para coordenar os goles e evitar lesões. O muay thai é análise tática, usada para se defender. Por isso, estimula o pensamento estratégico, favorecendo a mente. Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) indica que a prática de artes marciais contribui para melhorar o nível de concentração em crianças e jovens com transtorno de déficit de atenção.

Nada de dor nas costas!

O muay thai trabalha muito o core (musculatura que inclui abdômen, glúteos e parte de baixo das costas), que é o centro de força do corpo. É o core que dá sustentação à coluna e ajuda a ficar em pé quando o adversário ataca. O fortalecimento desses músculos é fundamental para estabilizar as costas, ajustar a postura e prevenir dores.

Comentários

Não são só golpes e dores: muay thai ajuda crianças a se concentrarem e previne dores nas costas

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.