Paulo Roberto Falcão é o Bola da Vez desta terça, às 21h30, na ESPN Brasil e no WatchESPN

Falcão é o Bola da Vez desta terça, às 21h30, na ESPN Brasil e no WatchESPN
Falcão é o Bola da Vez desta terça, às 21h30, na ESPN Brasil e no WatchESPN LUIS MOURA/Gazeta Press

Ex-meio campista e treinador, Falcão é o Bola da Vez desta terça-feira (1º de agosto), às 21h30, na ESPN Brasil e no WatchESPN.

Natural de Abelardo Luz, interior de Santa Catarina, Falcão iniciou sua carreira nas categorias de base do Internacional, em Porto Alegre. Como juvenil jogava mais adiantado, subindo ao time principal em 1973 como meia-direita. Logo foi recuado para volante e rapidamente conseguiu uma vaga entre os titulares da equipe colorada.


Com Falcão em campo, o Inter teve um de suas equipes memoráveis e viveu uma das melhores décadas de sua história. conquistando cinco vezes o Campeonato Gaúcho (1973, 1974, 1975, 1976 e 1978) e três vezes o Campeonato Brasileiro (1975, 1976 e 1979, este último invicto).

Durante este período, o volante foi considerado por muitos como o melhor jogador do Brasil à época. Chegou à seleção brasileira em 1976 e seria nome certo na convocação para a Copa do Mundo de 1978, na Argentina, mas uma discussão com o técnico Cláudio Coutinho tirou suas chances de participar do Mundial.

Trocou o Inter pela Roma em 1980 e fez história no clube italiano, ganhando o apelido de Rei de Roma durante a passagem por lá. Com Falcão, o time da capital conquistou o scudetto após 41 anos sem um título nacional. Também venceu três Copas da Itália e ficou no quase na competição continental: perdeu nos pênaltis para o Liverpool na final da Copa dos Campeões 1983-1984.

Foi durante a passagem pela Roma que Falcão foi para a Copa do Mundo de 1982 e fez parte da seleção brasileira considerada por muitos a maior da história, mesmo sem ter ganho o título daquele Mundial. Ele formou o meio-campo daquele time com Toninho Cerezo, Sócrates e Zico e marcou o segundo gol, que deixava a partida empatada em 2 a 2 e dava a classificação ao Brasil, que acabou eliminado pela Itália ao perder por 3 a 2.

Quando voltou para o Brasil, em 1985, a opção foi em jogar pelo São Paulo, no qual ficou somente um ano. Ainda assim, venceu o Campeonato Paulista de 1986 e foi para a Copa do Mundo do mesmo ano. Na carreira de treinador, iniciou logo na seleção brasileira após a Copa de 1990, passando também por América-MEX, Japão, Internacional – por três vezes –, Bahia e Sport.

Na bancada para entrevistar Paulo Roberto Falcão estarão o apresentador João Carlos Albuquerque, o 'Canalha', e os jornalistas Antero Greco e Juca Kfouri.

Bola da Vez da última semana, Leila Pereira falou sobre machismo no futebol: 'Eu nunca tive qualquer problema por ser mulher no Palmeiras'

Bola da Vez com Paulo Roberto Falcão
Quando: terça (1º de agosto)
Que horas: 21h30
Onde: ESPN Brasil e WatchESPN

Reprises
Quarta-feira (02 de agosto), 0h - ESPN Brasil e WatchESPN
Quinta-feira (03 de agosto), 7h30 - ESPN Brasil e WatchESPN
Sábado (05 de agosto), 3h30 - ESPN Brasil e WatchESPN
Sábado (05 de agosto), 10h - ESPN Brasil e WatchESPN
Domingo (06 de agosto), 08h - ESPN Brasil e WatchESPN

Comentários

Paulo Roberto Falcão é o Bola da Vez desta terça, às 21h30, na ESPN Brasil e no WatchESPN

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.