Contra 'presidente atleticano', Cruzeiro cogita liga com Rio de Janeiro e Paraná

Marcus Alves, do ESPN.com.br
Gazeta Press
Leandro Damião e De Arrascaeta comemoram gol do Cruzeiro contra o Atlético-MG
Leandro Damião e De Arrascaeta comemoram gol do Cruzeiro contra o Atlético-MG

Primeiro, foram Flamengo e Fluminense no Rio de Janeiro. Depois, Atlético-PR, Coritiba e Paraná em Curitiba. E agora é a vez do Cruzeiro se rebelar em Belo Horizonte e cogitar abandonar a federação local. O presidente celeste Gilvan de Pinho Tavares não descarta se unir com os demais clubes para formar uma liga independente e diz ter sido procurado para conversar sobre o assunto nas últimas semanas.

Segundo o mandatário, o motivo da indignação é a recusa da federação mineira em transferir o confronto decisivo com o Atlético-MG, pela semifinal do estadual, para o próximo sábado, 18.

Em caso de manutenção da partida no domingo, 19, o time voltará a campo em menos de 60h de intervalo para enfrentar o Universitário de Sucre, na próxima terça-feira, 21, pela Libertadores. O artigo 25 do Regulamento Geral de Competições da CBF abre exceções para casos como esse somente em situações excepcionais.

Gilvan de Pinho contesta o fato de o presidente da federação mineira, Castellar Guimarães Neto, insistir em escutar o rival Atlético-MG, visitante no segundo jogo, quando o regulamento prevê que a mudança na tabela deveria considerar apenas as partes diretamente interessadas: o time mandante (Cruzeiro) e a detentora dos direitos de transmissão (Rede Globo).

Em nota, a emissora não se manifestou contrária à alteração, mas ressaltou que o Galo teria de concordar com ela..

O representante cruzeirense acusa Castellar Neto de "trama interna" e ainda de agir em favor de seu clube de coração, o Atlético-MG.

"Ele dá cambalhota em vitórias do Atlético-MG, posta foto com camisa, deve ser tudo bonito para ele. Não trabalho assim. Sou presidente do Cruzeiro. Ninguém me vê com nossa camisa em viagens oficiais. É preciso ter a postura que o cargo exige para não provocar seus demais filiados", afirma Gilvan ao ESPN.com.br.

"É por isso que agora sou favorável também (à criação de uma liga). Já fui consultado e não pode continuar assim. É um assunto que está sendo falado e vamos acelerar as conversas porque não dá para disputar o Mineiro com um presidente desses", prossegue.

Existe uma articulação por parte do Coritiba para a volta da Copa Sul-Minas, conforme mostrado pelo blog Dois Toques.

A possibilidade não é rejeitada na Toca da Raposa II.

"Deixa eu te falar. Essa conversa toda que está rolando é para boi dormir. O presidente da federação é atleticano e um diretor da Globo Minas também, por isso, estão tentando prejudicar o Cruzeiro e fazer com que joguemos num intervalo de 49 horas, inferior ao permitido pela CBF. A federação diz que precisa ter a concordância do Atlético-MG, mas isso é ela querendo tirar o corpo fora. O seu presidente tem que tomar uma atitude", conclui o mandatário celeste.

Ele prometia acionar a Justiça Desportiva nesta terça-feira para resolver o impasse.

Na primeira partida, no último domingo, Cruzeiro e Atlético-MG empataram em 1 a 1, na Arena Independência.

Jogadores do Cruzeiro apontam cansaço em derrota na Libertadores
Comentários

Contra 'presidente atleticano', Cruzeiro cogita liga com Rio de Janeiro e Paraná

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.